Responda rápido, quanto renderam seus investimentos nos últimos 3 meses?

Responda rápido, quanto renderam seus investimentos nos últimos 3 meses?

Responda rápido, quanto renderam seus investimentos nos últimos 3 meses?

Responda rápido, quanto renderam seus investimentos nos últimos 3 meses? OK, pergunta difícil. Quanto renderam seus investimentos no último ano? No ano passado? Renderam mais que a inflação?
Se você não soube responder nenhuma dessas perguntas, não se culpe, a maior parte das pessoas não sabe mesmo responder a estas questões.
Não sabe responder se há investimentos iguais que pagam mais, não sabem a que taxa daquele CDB, não sabe se o banco está remunerando sua “aplicação” conforme foi prometido pelo gerente, não sabe se há ou qual é a taxa de administração daquele fundo que você tem aplicado. Não sabe o risco, ou a garantia, daquela “aplicação”. Em geral sabe muito pouco.
As pessoas não pensam em termos de investimento, todos tem lá uma poupança, uma reserva, alguns bem mais que isto, mas não tratam esses valores como investimento. Há uma percepção de que é muito complicado, muito arriscado e demanda muito tempo.
Pare para pensar, quanto tempo você gasta para ganhar o seu dinheiro, se ganhou uma herança, quanto tempo demorou para alguém acumular esse dinheiro? É preciso tratar essa “poupança”, essa “reserva” como investimento e, sim, vai ser preciso algum tempo, muito pouco é verdade.
O tamanho do risco é você que escolhe, tem gente que está disposta a correr mais risco, outras menos, chamamos isso de grau de aversão ao risco. Voce pensou agora – Não falei que é muito complicado?. Calma, é muito menos complicado que deixar seu dinheiro no banco rendendo menos que a inflação, ou menos do que poderia e daqui alguns anos descobrir que com o dinheiro que guardou daquele apartamento que vendeu, você não compra outro igual.
Os investimentos devem fazer seu dinheiro crescer, devem garantir a realização daqueles seus sonhos, ou garantir um complemento na sua aposentadoria ou a educação de seus filhos, ajuda-los a comprar seu 1º apartamento, ou todos eles juntos, seja lá quais forem os objetivos, seus investimentos vão servir para isto, mas o mais importante deve te dar segurança.
O gerente do banco, que é muito boa gente, só pode oferecer para você aquilo que ele tem na prateleira, além disso, ele tem metas e é comissionado pelo banco por cada centavo de investimento que você faz. Portanto, se a met
a daquele mês é a Previdência Privada, ele vai te apresentar o PGBL ou VGBL como o melhor e mais fantástico investimento que pode ser feito, e foi talhado para seu perfil, sem alertar você de forma clara sobre a restrição no resgate, a alíquota enorme de imposto de renda e todas as exigências, restrições e custos.
Às vezes nos socorremos das pessoas mais próximas, mais jovens, ou mais ligadas, que sabem o que é a SELIC, o CDI e algumas outras siglas misteriosas do mercado financeiro, mas… cuidado.
Faça as mesmas pergunta do início do texto a eles, se não souberem agradeça as dicas, está na hora de procurar ajuda ou aprender um pouco mais.
Semanalmente vamos abordar com calma e delicadeza todos estes temas, certamente você não vai se tornar um operador da Bolsa de Valores, mas vai aprender a fazer as perguntas que te ajudarão a tomar decisões de investimento melhores.

Carlos A Dariani