Oportunidades na crise

Oportunidades na crise

Oportunidades da crise

Em meio ao cenário delicado da economia brasileira, com o PIB em queda, inflação e desemprego em alta e um ambiente político bastante incerto, costumamos não enxergar mais adiante. Algumas pessoas simplesmente paralisam, mas a crise, como todas antes delas e todas depois dessa, são passageiras.
As cicatrizes que elas deixam as vezes não são tão passageiras, mas temos que reagir, afinal as empresas continuam operando, nossos filhos estão na escola, as pessoas continuam trabalhando, o mundo real tem de seguir em frente.
Nesses momentos surgem algumas oportunidades de investimento muito interessantes que devemos aproveitar. Não se assuste, não vou falar da Bolsa de Valores e ações que estão baratas, embora em alguns casos seja verdade.
O governo continuamente emite títulos para “rolar” sua dívida e quando os juros estão altos como agora, tem de oferecer condições que atraiam os investidores. Em outras palavras, ele oferece taxas muito boas, como se pagasse um prêmio, um adicional, para o mercado continuar comprando seus títulos.
No Tesouro Direto, você deve ter ouvido falar, é possível encontrar esses investimentos à disposição de qualquer investidor e qualquer valor a partir de R$ 100 reais. Uma das melhores opções no momento é a NTN-B Principal, com vencimento em 2019, 2024 e 2035, que oferecem juros de 7,30% a 7,47% ao ano mais a variação da inflação.
Funciona assim, você investe seu dinheiro e em 2019, 2024 ou 2035, aquele que escolher e o Tesouro Direto credita na sua conta o valor que você investiu corrigido anualmente pela inflação mais os juros contratados. É um excelente investimento, não só porque são juros reais, mas porque se consegue travar esses juros, mesmo quando os juros do mercado cair. A cada 10 anos o valor real – depois de descontada a inflação – dobra.
Esse investimento oferece uma proteção contra a inflação e ao mesmo tempo contrata uma taxa de juros muito boa por vários anos.

O que é preciso saber sobre a NTN-B principal é que os juros contratadas são garantidos no vencimento do título. É possível resgata-la a qualquer momento, no entanto, ela pode variar conforme a expectativa de juros do mercado. Há incidência de IR, como quase todo investimento e ele é regressivo chegando a 15% depois de 2 anos.
Você está pensando que é muito tempo, pense bem na sua reserva para aposentadoria ou na educação de seus filhos e outra coisa muito importante, diversifique, não coloque todos os ovos na mesma cesta.