Marketing de Serviços

Marketing de Serviços

O Marketing de Serviços pode ser definido como um conjunto de atividades que visa a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a atender a demanda por produtos e serviços, satisfazendo desejos e necessidades dos consumidores com efetividade, qualidade e lucratividade.

Na prática todos os negócios oferecem serviços seja na sua essência ou quando se relacionam com seus clientes. De um hotel a uma indústria, de uma loja a uma lavanderia, de um supermercado a uma pequena fábrica, de uma escola a um e-commerce invariavelmente, comercializando produtos ou serviços, ocorrerá o contato entre consumidor e empresa e a partir daí se estabelecerá uma relação entre eles. O marketing voltado para serviços visa fortalecer esta relação, ampliando a troca, ouvindo o cliente, promovendo ações que o beneficiem e o fidelizem. Também visa estabelecer padrões, processos, comportamentos, cultura, visão para que o negócio cresça fortalecido em uma base sólida e consistente.

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” – Philip Kotler